quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Quanto devo poupar por mês?

Os entendidos defendem que devemos poupar 30% do nosso rendimento!!!

Pessoalmente acho muito e claro que esta percentagem varia consoante uma serie de factores e como tal defendo que cada um deverá olhar para o seu orçamento e definir a percentagem de poupança por mínima que seja! O importante é poupar  e disciplinar o orçamento


Ora vejamos : se gastamos 100% do nosso ordenado alguma coisa esta mal...

Para mim a percentagem de poupança ideal é aquela que me deixa confortável ou seja não quero viver a pensar em poupar nem privar me de tudo só para ver a conta aumentar!

Pessoalmente só consigo poupar porque sou "obrigada" ou seja subscrevi alguns planos que saem automaticamente da conta e não consigo movimentar esse dinheiro sem me dirigir a um balcão!!!

Estes valores entram como despesas fixas na minha contabilidade onde anoto mensalmente numa folha de Excel todos os débitos e créditos. Faço isto há anos e não consigo me imaginar sem este controlo

Ter objectivos também ajuda na poupança! Neste momento o meu objectivo é trocar de carro daqui a 2/3 anos e como fujo de prestações a 7 pés a ideia é juntar para pagar a maior percentagem possível


Outra técnica que uso é o sistema do envelope :

De um modo geral somei as minhas despesas extras que complicam alguns meses ( Imi / Seguros etc), dividi este valor por 12 meses e coloco mensalmente a quantia num envelope .

 Assim quando surge a altura da tal despesa extra já tenho o dinheiro de parte sem estragar o meu orçamento mensal! Comigo resulta assim pois prefiro dividir do que pagar de uma vez

Boas poupanças!











Sem comentários:

Enviar um comentário